quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nós temos vários meios de transporte:

Transportes por tracção animal:
Meios de Transporte em que animais fazem deslocar a carga. Por exemplo, carruagens, coches e carroças.

Curiosidade: Você sabe como que os esquimós que vivem nas áreas mais frias do planeta, como no Alasca e na Sibéria, se deslocam de um sítio para outro? São os cães que puxam os trenós de neve. Em alguns lugares do Mundo, é comum as pessoas andarem de carroças, puxadas por cavalos ou burros.

Transportes por tracção humana:
Meios de Transporte em que o homem faz deslocar a carga. Por exemplo, a bicicleta. Sabia que a bicicleta foi o primeiro meio de transporte feito inteiramente pelo homem? Ela existe desde 1817. Nessa altura era feita de madeira, mas não tinha pedais. Só cerca de 50 anos depois apareceu a 1ª bicicleta com pedais.

Curiosidade: A bicicleta ainda é o principal meio de transporte para milhões de pessoas, principalmente, na China onde é o meio de transporte mais comum. Na China há 540 milhões de bicicletas.

Transportes Fluviais e Marítimos:
Meios de Transporte que se deslocam em rios e em mares. Por exemplo, o navio que serve para transportar cargas e pessoas. Os primeiros
barcos que existiram eram simples, movidos a remos e depois à vela. Hoje em dia, os navios são movidos através de máquinas sofisticadas que os fazem deslocar sobre os oceanos muito rapidamente.

Curiosidade: Foram os portugueses que fizeram os primeiros barcos à vela para atravessar os oceanos, as caravelas. Assim, os europeus puderam viajar pelo mundo e conhecer outros continentes.

Transportes Ferroviários:
Meios de Transporte que se deslocam em carris. O comboio foi o principal meio de transporte do século XIX. Teve grande crescimento na Europa e na América do Norte, onde representa 70% do total mundial. A locomotiva a vapor servia para transportar cargas, alimentos e pessoas. O elétrico, um comboio pequeno movido a energia elétrica, é muito usado como transporte turístico. Não lança gases poluentes no ar, nem consome combustível. Há elétricos em algumas cidades do mundo como: São Francisco, Buenos Aires, Amsterdã e Lisboa.
Em 1863 apareceu o Metrô, um comboio que anda muito depressa por baixo da terra. Hoje em dia, o Metrô é uma grande ajuda para transportar as pessoas que se deslocam nas grandes cidades, ajudando a diminuir a poluição do ar e sonora provocada pelos automóveis e autocarros.

Curiosidade: Sabia que o comboio de Lisboa transporta 178 milhões de passageiros e 9,3 milhões de toneladas de mercadorias por ano? É muita carga!

Transportes Terrestres:
Os Meios de Transporte Terrestre são aqueles que se deslocam em cima da terra, normalmente sobre rodas. Por exemplo, o carro, a moto, o caminhão, etc. O Carro é o meio de transporte mais comum. Infelizmente, não é muito amigo de ambiente, porque lança para a atmosfera gases poluentes. Os carros novos já são tão avançados que já existem modelos que evitam colisões e procuram com a ajuda de um computador de bordo, o melhor caminho para o motorista. Em todos os países, por mais diferentes que sejam os costumes, o automóvel é um veículo indispensável na vida da população.

Transportes Aéreos:
Os Meios de Transporte Aéreos são aqueles que voam! Voar sempre foi um dos grandes sonhos da humanidade. Primeiro vieram os balões. Para o balão subir inventaram uma maneira de produzir um gás mais leve que o ar. Pode-se usar o ar quente ou então Hidrogênio e Hélio. O Sr. Santos Dumont, que nasceu no Brasil, é considerado o Pai da Aviação. Ele inventou o “14-Bis”, o primeiro avião, e voou sobre os céus de Paris em 1906. Mas, depois disto muito trabalho teve de ser feito para que os aviões começassem a ser usados como meio de transporte; isso só aconteceu a partir de 1920. Mas existem outros meios de transporte aéreos. O helicóptero, a
avioneta, etc...Que tal viajar num transporte espacial? Pois é! As naves espaciais existem, mas ainda não servem de “transporte público”!! Afinal, qual é a melhor maneira de nos deslocarmos pelo mundo? Varia de acordo com a cidade e do gosto de cada pessoa!
O metrô é o transporte por excelência em Nova York, Paris, Madrid, Washington, Tóquio e Berlim. Os autocarros são em maioria em Londres e Edimburgo. Se estiveres em Amsterdã, não penses duas vezes - vai de elétrico. Em Sydney podes ir de ferry boat (um barco que leva carros e pessoas) e em Veneza o vaporetto. Em Los Angeles, aluga um carro. Há poucas linhas de autocarro. Em Viena, Bruxelas, Buenos Aires e Roma, troca os passes de autocarro e bilhetes de metrô por um bom par de sapatos. Nessas capitais, o melhor mesmo é explorar as atrações a pé!

Fonte: http://www.rtp.pt/web/abrincar/tema3.htm

Um comentário:

  1. Esqueceram dos transportes para os dias de enchente,em SP.(geladeiras, portas de armário...rs)

    ^^ Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir